/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/G/k/LyMwoRSVAA5VkBrk83iw/credito-divulgacao-oas-01-30-57-15.quadro034.png)
'O agente secreto' é eleito o melhor filme do ano pelo The Hollywood Reporter
Veja a lista completa, com 10 longas; entre eles, 'Uma batalha após a outra' e 'Pecadores'
Por
— Rio de Janeiro
11/12/2025 12h35 Atualizado há uma semana
"O agente secreto", de Kleber Mendonça Filho, foi eleito o melhor filme do ano de 2025 pelo The Hollywood Reporter. O veículo especializado publicou a lista com 10 filmes nesta quinta-feira (11). Em segundo lugar está "Uma batalha após a outra", de Paul Thomas Anderson; em terceiro, "Sirat", de Oliver Laxe. A revista americana destaca que o longa brasileiro é "um trabalho-prima sui generis" (isto é, uma obra-prima completamente única) e "apresenta um Wagner Moura em seu melhor momento". A lista chega depois das três indicações do longa ao Globo de Ouro e em plena corrida ao Oscar.
"Ambientado em 1977, no auge da longa ditadura militar brasileira, o sinuoso reenquadramento do thriller político por Kleber Mendonça Filho apresenta um Wagner Moura em seu melhor momento como Armando, um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal — e também do diretor —, Recife, no Nordeste, após um confronto perturbador com um funcionário federal corrupto. O viúvo Armando se esconde em uma casa segura de esquerda, fazendo planos para tirar seu filho pequeno do país em segurança enquanto pistoleiros se aproximam", diz a revista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/U/G/P3kfz6QYuWoNqWmcrkMQ/109633246-kleber-mendonca-filho-e-wagner-moura-durante-as-filmagens-de-o-agente-secreto.jpg)
"Repleto de generosas notas de humor absurdista, reflexões assombrosas sobre história e memória, correntes emocionais turbulentas, cores intensas e um profundo amor pelo cinema, este é um trabalho-prima sui generis. Uma cena 'WTF' ("o que é isso?") que evoca de forma hilária uma lenda urbana começa com capivaras pastando em um campo à noite e avança para uma perna decepada aterrorizando um local de pegação queer — uma metáfora hábil que contrasta a tranquilidade da natureza com o caos e a perseguição do regime", conclui.
Veja o Top 10 melhores filmes de 2025 do 'The Hollywood Reporter'
- "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho
- "Uma batalha após a outra", de Paul Thomas Anderson
- "Sirat", de Oliver Laxe
- "O dia de Peter Hujar", de Ira Sachs
- "Marty Supreme", de Josh Safdie
- "Valor sentimental", de Joachim Trier
- "Pecadores", de Ryan Coogler
- "Sonhos de trem", de Clint Bentley
- "The Mastermind", de Kelly Reichardt
- "Frankenstein", de Guillermo del Toro
Engajamento recorde e crescimento de seguidores: estudo mostra o impacto de 'O agente secreto' nas redes
O famoso clima de Copa do Mundo que contaminou a internet brasileira (e mundial) com a trajetória de "Ainda estou aqui" na última temporada de premiações está de volta. Aposta do Brasil para o Oscar 2026, "O agente secreto" já vem fazendo barulho nas redes, o que reflete no forte engajamento de posts sobre o filme e também no crescimento de seguidores de nomes envolvidos na produção.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/z/a/1YGvQLSbKJ6pyLBFPo4Q/cronologia2.jpg)
Estudo realizado pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados e compartilhado com O GLOBO analisou a repercussão do filme nas redes X, Facebook, Instagram, YouTube e Bluesky, entre abril, quando o longa de Kleber Mendonça Filho foi anunciado na mostra competitiva do Festival de Cannes, e novembro, mês do lançamento comercial da produção e do aumento da agenda de Wagner Moura na divulgação internacional.
No período analisado, o longa foi alvo de 26,4 milhões de interações nas redes sociais. A grande maioria das publicações veio do X. A rede foi responsável por 92% do volume de postes sobre "O agente secreto". O Instagram veio a seguir com 4%, seguido por Facebook e Bluesky, cada um com 2%.
Os meses de maio, com a premiação dupla do filme em Cannes, e setembro, com a escolha para representar o Brasil no Oscar pela Academia Brasileira de Cinema, foram os recordistas em interações.
O levantamento analisou também o impacto da foto de Wagner Moura publicada no perfil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood no dia 17 de novembro. A foto tirada no Governors Awards atingiu mais de 1 milhão de interações, 3,5 vezes mais do que a segunda colocada.
"Foram mais de 1 milhão de interações, que se dividem em 843 mil curtidas e 168 mil comentários. A segunda foto que mais mobilizou os usuários foi da atriz norte-americana Lili Reinhart, famosa por interpretar Betty Cooper em Riverdale, com 281 mil interações, valor este 3,5 vezes menor do que os resultados alcançados por Wagner Moura", destaca o estudo.
Fotos de nomes populares como Jennifer Lopez, Hugh Jackman, Kate Winslet, Natalie Portman, Kristen Stewart e Jacob Elordi não chegaram nem perto em termos de engajamento.
A análise da nuvem de palavras nas redes sociais do universo de "O agente secreto" apresenta o nome de Wagner Moura no centro das conversas. Sem redes sociais, o astro não passa alheio do fenômeno social que representa o filme, até porque tem colegas bastante ativos nas redes sociais, como o diretor Kleber Mendonça Filho e a atriz Alice Carvalho.
Alice, por sinal, viu seu número de seguidores crescer 53% desde o boom de "O agente secreto" em maio. Quem também se tornou um fenômeno de redes foi a artesã Tânia Maria, de 78 anos. Ao fim do levantamento, a atriz tinha 21 mil seguidores no Instagram. Hoje, o número já é de 38 mil.
Metodologia: Os dados do estudo foram obtidos por meio de variadas ferramentas de social listening como Sprout, BrandWatch, Stilingue e Social Blade. A seleção de atores e a montagem da linha do tempo por rede social foram elaboradas de acordo com as métricas disponíveis nas ferramentas e nas plataformas. Para a análise das conversas nas redes sociais entre 1/4/25 e 9/11/25, foram feitas buscas em ferramentas de social listening. Ao todo, a amostra chegou a 255 mil postagens, reunindo conteúdos do X, Facebook, Instagram, YouTube e Bluesky.
Fonte:https://oglobo.globo.com/rioshow/cinema/guia/o-agente-secreto-e-eleito-o-melhor-filme-do-ano-pelo-the-hollywood-reporter.ghtml
Análise: Globo de Ouro apresenta cenário difícil para 'O agente secreto', mas Wagner Moura tem chances reais
Filme de Kleber Mendonça Filho recebeu três indicações para premiação
Por
— Rio de Janeiro
08/12/2025 16h04 Atualizado há uma semana
O clima de Copa do Mundo já voltou a contaminar a cinefilia brasileira após "O agente secreto" receber três indicações ao Globo de Ouro na manhã desta segunda-feira (8), incluindo melhor filme drama. Na verdade, o sentimento de orgulho com relação ao filme de Kleber Mendonça Filho vem desde maio, quando deixou o Festival de Cannes com dois prêmios: melhor direção e melhor ator, para Wagner Moura, além do certificado de melhor filme pela crítica internacional (Fipresci). Nos últimos dias, o longa foi premiado por órgãos importantes nos Estados Unidos, sendo eleito o melhor filme internacional pelas associações de críticos de cinema de Nova York e Los Angeles.
As três indicações para a 83ª edição do Globo de Ouro mostram que o filme brasileiro chega forte na temporada de premiações. Neste momento, inclusive, é possível dizer que "O agente secreto" se apresenta com mais força do que "Ainda estou aqui" no ano passado. Nesta altura da temporada de premiações passada, o longa de Walter Salles era um azarão com poucas chances de vitória. A situação começou a mudar justamente com o Globo de Ouro e a vitória de Fernanda Torres na categoria de melhor atriz drama.
Para 2026 o cenário é um pouco diferente. A indicação na categoria principal de drama mostra que "O agente secreto" está entre os grandes destaques do ano para os votantes da premiação. O problema, no entanto, é que ele não está sozinho. O norueguês "Valor sentimental" e o iraniano "Foi apenas um acidente" concorrem com o brasileiro tanto na categoria de melhor filme drama quanto na de melhor filme de língua não-inglesa. Além disso, os dois longas também foram indicados a melhor direção e melhor roteiro, categorias que não contemplaram "O agente secreto". Seguindo uma lógica, as obras de Joachim Trier e Jafar Panahi se apresentam com mais força na corrida de melhor filme de língua não-inglesa, que também traz na disputa o sul-coreano "No other choice", o espanhol "Sirât" e o tunisiano "A voz de Hind Rajab".
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/V/I/C3J32FRAmyMf8w5cxTfw/arte-2025-12-08t112028.546.png)
Além dos três estrangeiros, a disputa de melhor filme drama conta com os americanos "Hamnet: A vida antes de Hamlet", de Chloe Zhao, "Pecadores", de Ryan Coogler, e "Frankenstein", de Guillermo Del Toro, com um favoritismo para o primeiro, um drama sobre o luto de William Shakespeare e sua esposa, e como a perda de um filho resultou na criação de uma das maiores obras da dramaturgia: "Hamlet".
Mas se o cenário é difícil na categoria internacional, Wagner Moura parece ter boas chances na disputa de melhor ator drama. Olhando o cenário de grandes apostas para o Oscar de melhor ator, os principais adversários do brasileiro são Timothee Chalamet ("Marty Supreme"), Leonardo DiCaprio (“Uma batalha após a outra”) e Ethan Hawke ("Blue moon"). Acontece que o trio não disputa com Wagner no Globo de Ouro, pois seus filmes estão classificados como comédia/musical.
Neste momento, o principal rival de Wagner parece Michael B. Jordan ("Pecadores"), com favoritismo para o brasileiro. Também concorrem na categoria Joel Edgerton ("Sonhos de trem"), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”) e Jeremy Allen White ("Springsteen: Salve-me do desconhecido").
O Globo de Ouro acontece no dia 11 de janeiro. No dia seguinte, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abre o período de votação para as indicações para o Oscar 2026.
Fonte:https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/noticia/2025/12/08/analise-globo-de-ouro-apresenta-cenario-dificil-para-o-agente-secreto-mas-wagner-moura-tem-chances-reais.ghtml
Comentários
Postar um comentário